By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Accept
Nobres NewsNobres News
Aa
Nobres NewsNobres News
Aa
Pesquisar
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Brasil precisa discutir a regulação das plataformas sociais – Poder360

novembro 18, 2022
Compartilhar
COMPARTILHAR

Marco Civil da Internet é insuficiente para moderar conteúdos, como desinformação e discurso de ódio, escreve Luciana Moherdaui
Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais deste ano, ganhou tração a defesa de regular as plataformas sociais. O debate foi minorado depois de a Câmara ter rejeitado a urgência para acelerar a análise do PL das Fake News (PL 2630/2022) por 249 a favor e 207 contra. Eram necessários 257 para aprová-la.
A pressa em aprová-lo resultou em um texto criticado por especialistas em razão de conter artigo que libera congressistas para mentir, com a extensão da imunidade parlamentar a redes sociais,  e pela fragilidade das proposições relacionadas à remuneração de empresas jornalísticas, entre outras questões.
Contrário a qualquer regulação nas plataformas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) classificou o texto do PL como “censura” e atribuiu a derrubada da urgência à sua articulação política. “Ninguém pode ser punido por fake news”, declarou ao Antagonista.
Mas o documento não foi engavetado só por receber o selo presidencial de “censura”. É preciso ir além do discurso político e criar um grupo de trabalho, nos moldes daqueles que pensaram o MCI (Marco Civil da Internet) e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), com consultas públicas.
Ao receber Lula, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, pediu um projeto para regular as plataformas e combater as fake news. Ele relatou as dificuldades da corte neste pleito em decorrência daquilo que chamou de ataque ao estado democrático de direito. Moraes acredita que a nova resolução do órgão é um bom ponto de partida para elaboração de uma minuta.
Bruna Martins dos Santos, integrante da CDR (Coalizão Direitos na Rede), defendeu que a regulação tem de ser agenda prioritária de Lula: “Os anúncios de Elon Musk sobre como o Twitter deve priorizar, daqui para a frente, o cumprimento a normas locais, ao invés de regras de moderação mais eficazes expõem ainda mais desse flanco”.

Em sua avaliação, o modelo de responsabilidade de intermediários presente no MCI não é suficiente para arrazoar moderação de conteúdos, como desinformação e discurso de ódio. Por essa razão, conta, o TSE agiu de maneira mais altiva durante as eleições. Também é ineficaz o PL das Fake News.
“O PL 2630 ganhou a incorporação de alguns artigos do Digital Services Aut (DSA) que traduziam, até com o efeito ‘lost in translation’, do cenário europeu para o que está acontecendo aqui”, criticou ao UOL o advogado Carlos Affonso Souza, professor da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).
“De qualquer maneira, é importante olhar para a experiência que o Brasil já tem de se inspirar na legislação europeia. A GDPR (General Data Protection Regulation) é um ótimo exemplo. Não me parece que seria interessante simplesmente copiar e colar. Muitos dos artigos do DSA ainda não foram testados”, disse.
Ninguém duvida da urgência de uma lei. Contudo, a redação apressada do PL das Fake News ensinou que a cautela é a melhor conselheira ao transpor legislações de outros países. É imprescindível apresentar um anteprojeto adequado à realidade brasileira.
Luciana Moherdaui, 50 anos, é jornalista. Autora de “Guia de Estilo Web – Produção e Edição de Notícias On-line” e “Jornalismo sem Manchete – A Implosão da Página Estática” (ambos editados pelo Senac), é professora visitante na Universidade Federal de São Paulo e pós-doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Integrante da equipe que fundou o Último Segundo e o portal iG, pesquisa os impactos da internet no jornalismo há 25 anos.

nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento do Poder360, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.
a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu nome, endereço de e-mail e/ou telefone e assuntos de interesse (a depender da opção assinalada e do interesse indicado). Independentemente da sua escolha, note que o Poder360 poderá lhe contatar para assuntos regulares.
b) Caso não deseje oferecer o seu consentimento para as divulgações do Poder360, é possível seguir sem receber as informações assinaladas acima. Você poderá, a qualquer momento, se descadastrar de nossos contatos ou revogar o consentimento dado abaixo pelos nossos canais de atendimento.
c) O Poder360 garantirá o exercício de quaisquer direitos e prerrogativas de proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei 13.709/2018.
Mais informações, leia nossa Política de Privacidade.
O Poder360 enviou um e-mail para você confirmar a inscrição. Clique no link enviado para o seu e-mail para concluir o cadastro.
Não chegou ainda? Dê uma olhada na caixa de spam se a mensagem não tiver aparecido em alguns minutos.

source

novembro 18, 2022 novembro 18, 2022
- Patrocinado -
Ad image

Mais Notícias

Comitiva de MT marca presença no maior evento de marketing político do país
Política Nacional
Governador apresenta potencialidades de MT para embaixadora da Irlanda
Política MT
Nikolas rebate Lula: Monstro é quem mata uma criança inocente
Ingra Soares, esposa de Zé Vaqueiro, vira alvo de haters

Noticias Mais Lidas

Política Nacional

Comitiva de MT marca presença no maior evento de marketing político do país

3 Min Read
Política MT

Governador apresenta potencialidades de MT para embaixadora da Irlanda

3 Min Read

Nikolas rebate Lula: Monstro é quem mata uma criança inocente

2 Min Read

Ingra Soares, esposa de Zé Vaqueiro, vira alvo de haters

2 Min Read

Licença-maternidade: Até quando Virginia Fonseca grava no SBT?

1 Min Read

Capitão América 4 | Irmãos Russo serão produtores da sequência

1 Min Read
Esportes

Com gol nos acréscimos, Flamengo arranca empate com Athletico-PR

3 Min Read
Esportes

Fluminense perde para o Atlético-GO no Maracanã pela oitava rodada do Brasileirão

3 Min Read
Show More
//

Site de Notícias da cidde de Nobres e Notícias do Estado de Mato Grosso

Nobres NewsNobres News
Follow US
© 2023 Site Local Notícias. Todos os direitos Reservados. Produzido por Santanasoft Marketing Digital.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?