By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Accept
Nobres NewsNobres News
Aa
Nobres NewsNobres News
Aa
Pesquisar
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Etanol de milho faz MT se destacar no setor de produção de bioenergia

agosto 9, 2023
Compartilhar
COMPARTILHAR

Dos antigos engenhos que funcionavam como fábricas de açúcar, a uma indústria com produção diversificada de bioenergia. O cenário da agroindústria de Mato Grosso sofreu uma grande evolução com o passar dos anos. O plantio de cana-de-açúcar, que começou no Estado em meados de 1735, ganhou forças com a agregação de valor na produção de biocombustível. Mas as indústrias mato-grossenses foram além, e se tornaram importantes indústrias de bioenergia, passando a contar também com o milho para produzir etanol e outros produtos.

Em 2017, chegou a Mato Grosso, a primeira produtora de etanol 100% de milho. Com ela e com uma nova tecnologia, também despontaram os produtos derivados desse processo como os DDGs (Grãos Secos de Destilaria), utilizados para nutrição animal, óleo de milho e energia elétrica.

Hoje o Estado já é o maior produtor de etanol de milho do País e, somado a produção de etanol de cana de açúcar, já ocupa a terceira posição no geral, ficando atrás somente de São Paulo e Goiás. A cana não foi deixada de lado. O produto também gera produtos importantes para o fortalecimento da economia circular do setor, como cogeração de energia, biogás, levedura seca e biofertilizantes.

Para se ter noção, a produção de etanol em Mato Grosso ultrapassou 4 bilhões de litros sustentada principalmente pelo aumento da produção de etanol de milho, que responde por cerca de 75% da produção de etanol do Estado.

“Com todos esses avanços no cenário industrial, o setor trouxe evolução para o Estado, com agregação de valor, geração de emprego e uma economia circular e renovável que têm desenvolvido outras cadeias ao seu redor”, pontuou o presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e presidente das Indústrias de Bionergia de Mato Grosso (Bioind), Silvio Rangel. Ele ainda pontua que o Estado tem se tornado referência em novas tecnologias para geração de energia renovável, em uma indústria circular.

No biodiesel, Mato Grosso ocupa a segunda colocação em volume de produção e primeiro em quantidade de usinas, com produção diversificada entre pequenas, médias e grandes usinas, o que traz maior capilaridade criando emprego e renda em diversas regiões do Estado.

A crescente produção agrícola trouxe disponibilidade de matéria- primas para a produção deste biocombustível como soja, algodão, sebo bovino, entre outros. Atualmente, há no Estado 16 usinas de biodiesel que têm capacidade autorizada de produção anual de 2,897 bilhões de litros.

A produção de etanol em Mato Grosso pode chegar a 5,3 bilhões de litros na safra 2023/24, um crescimento de 23% na comparação com a safra 2022/23. Já a produção de biocombustível (etanol de milho), que chegou a 3,2 bilhões de litros na safra 2022/23, pode chegar a 4,2 bilhões de litros no ciclo 2023/24.

O Estado deve produzir ainda 1,8 milhão de toneladas de DDGs e 522 mil toneladas de açúcar, com uma moagem de 16,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

DISCUSSÕES – O novo desafio do setor de bioenergia é encontrar caminhos para desenvolver e impulsionar um futuro sustentável. Há nove anos, o setor se reúne para debater temas relacionados à produção de etanol, com a realização do Encontro Sucroenergético de Mato Grosso. Nesse ano, se mobilizaram para o 1º Encontro Nacional de Inovação das Indústrias de Bioenergia, nos dias 24 e 25 de agosto.

“É uma oportunidade para destacar a importância do setor, debatendo vários temas que envolvem essa cadeia, como a sustentabilidade, o bem-estar e segurança no trabalho, a inovação nas áreas industrial e agrícola e técnicas inovadoras”, pontuou o presidente do Sindicato das Indústrias do Biodiesel no Estado de Mato Grosso (SindiBio/MT), Rômulo Morandin.

Fonte: MT Econômico

agosto 9, 2023 agosto 9, 2023
- Patrocinado -
Ad image

Mais Notícias

Comitiva de MT marca presença no maior evento de marketing político do país
Política Nacional
Governador apresenta potencialidades de MT para embaixadora da Irlanda
Política MT
Nikolas rebate Lula: Monstro é quem mata uma criança inocente
Ingra Soares, esposa de Zé Vaqueiro, vira alvo de haters

Noticias Mais Lidas

Política Nacional

Comitiva de MT marca presença no maior evento de marketing político do país

3 Min Read
Política MT

Governador apresenta potencialidades de MT para embaixadora da Irlanda

3 Min Read

Nikolas rebate Lula: Monstro é quem mata uma criança inocente

2 Min Read

Ingra Soares, esposa de Zé Vaqueiro, vira alvo de haters

2 Min Read

Licença-maternidade: Até quando Virginia Fonseca grava no SBT?

1 Min Read

Capitão América 4 | Irmãos Russo serão produtores da sequência

1 Min Read
Esportes

Com gol nos acréscimos, Flamengo arranca empate com Athletico-PR

3 Min Read
Esportes

Fluminense perde para o Atlético-GO no Maracanã pela oitava rodada do Brasileirão

3 Min Read
Show More
//

Site de Notícias da cidde de Nobres e Notícias do Estado de Mato Grosso

Nobres NewsNobres News
Follow US
© 2023 Site Local Notícias. Todos os direitos Reservados. Produzido por Santanasoft Marketing Digital.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?