Quem é fã de comida japonesa, com certeza é fã do Gengibre em Conserva, Gari, Shoga Gari ou Shin-shoga no Amazu-zuke (新生姜の甘酢漬け). Com um sabor delicioso, flutuando entre o doce, o azedo e o picante, Gari é usado para limpar o paladar entre um sushi e outro.
Seu preparo é extremamente simples, exigindo apenas cuidado na escolha do gengibre, que deve ser novo. Para fatiar, o melhor a fazer é usar um mandolim. Caso não possua, uma boa faca e uma boa dose de paciência farão o serviço. O melhor de tudo é que o Gari não vai bem apenas com sushis. Ele pode acompanhar outros pratos orientais, como o Yakisoba por exemplo, além de combinar bem com alguns grelhados mais típicos daqui. Vale a pena preparar e ter sempre em sua geladeira.
Gengibre em Conserva (Shoga Gari)
Ingredientes
- 200 g Gengibre novo
- 120 g Açúcar
- 120 ml Vinagre de arroz
- 2 colheres sopa Sal
- 100 ml Água
Instruções
-
Com o auxílio de um descascador de legumes, descasque o gengibre e corte em fatias bem finas. Coloque em uma peneira, adicione 1 colher de sal, misture bem e deixe descansar por 1 hora. Após este tempo, enxague com água corrente.
-
Coloque a água, o açúcar e 1 colher de sal em uma panela. Leve ao fogo e aqueça até que o açúcar dissolva bem. Apague o fogo e adicione o vinagre.
-
Em outra panela, ferva o gengibre em água por 2 minutos. Escorra e coloque as fatias de gengibre em um vidro esterilizado. Complete com a mistura de água e vinagre, deixe esfriar, tampe e leve para a geladeira. Pronto, seu Shoga Gari está pronto para ser degustado.
-
*Pode durar até 3 meses em geladeira.
Acesso 28/02/23 , Disponível em Obagastronomia.com