By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Accept
Nobres NewsNobres News
Aa
Nobres NewsNobres News
Aa
Pesquisar
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Jayme propõe medida que endurece fiscalização para combater obras paralisadas

março 19, 2024
Compartilhar
COMPARTILHAR

A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou nesta terça-feira, 19, projeto de lei 5149, de 2023, que institui dever de ‘transparência ativa’ dos órgãos e entidades da administração pública sobre informações relativas a obras em execução e paralisadas. Problema crônico da administração pública e que impõe pesados prejuízos a sociedade, o combate à paralisação de obras públicas recebeu uma emenda do senador Jayme Campos que endurece a fiscalização.

Na sua proposta, acatada pelo senador Espiridião Amin (PP-SC), relator da matéria, Jayme Campos estipula que as informações relativas a obras em execução e paralisadas – dentro do princípio de transparência – sejam publicadas em meios eletrônicos, inclusive com as coordenadas geográficas das obras, de forma a facilitar o acompanhamento pelo cidadão dos investimentos realizados.

Com a emenda, segundo Jayme Campos, será possível promover transparência na execução de obras pelo Brasil, e, ao mesmo tempo, “colaborar para reduzir o desperdício de recursos públicos, compromisso primeiro desta Comissão”. A emenda permite que o cidadão “de qualquer parte do planeta – frisou o senador – possa acessar o cronograma físico, o financeiro e onde ela está localizada”.

De acordo com a proposta do senador Cleitinho (PL-MG), a ‘transparência ativa’ consiste na obrigação espontânea dos gestores públicos e não depende de solicitação direta de um cidadão sobre as informações relevantes da execução de obras públicas de sua responsabilidade.

Ao defender a medida, o senador mato-grossense lembrou que havia no Brasil, no ano passado, um total de 8.603 obras paralisadas, ou seja, 41% do total das obras em execução, segundo dados do Tribunal de Contas da União. Os recursos bloqueados chegam a mais de R$ 32 bilhões. Ou seja, recursos em caixa e que não podem ser utilizados. Em Mato Grosso, apenas na saúde, cerca de 53 obras públicas, financiadas com recursos federais, estão paralisadas.

A luta contra a paralisação de obras públicas é antiga. Jayme Campos destacou a aprovação do projeto de lei 3.971/2019, de sua autoria, que determina a conclusão de obras de creches já iniciadas, quando a União transferir para os municípios e o Distrito Federal recursos para construção de estabelecimentos de educação infantil. A matéria se encontra aguardando apreciação pela Câmara dos Deputados. Hoje, apenas 34% dos brasileiros de até 3 anos têm acesso à educação infantil.

Indústria dos aditivos

Jayme Campos aproveitou para abrir duras críticas a ‘indústria dos aditivos contratuais’. Ele ressaltou que é comum no Brasil empresas paralisar obras na metade do caminho para reivindicar “realinhamentos fora da casinha”. Ele elogiou a iniciativa que dá prazo de 90 dias para que a empresa vencedora da concorrência inicie a obra. Caso contrário, fica automaticamente desclassificada, entrando a segunda colocada em seu lugar.

Uma vez aprovado o projeto, segundo o senador, “todo o cidadão, seja o mais humilde, saiba onde estão indo os impostos que recolhe, seja estadual, federal ou municipal”. A adoção desse instrumento, ele acrescentou, permitirá ainda que a sociedade possa ajudar a cobrar das autoridades a responsabilidade das obras. “Inadmissível se ter 8,6 mil obras, 32 empenhados e a obra não vai para a frente. Quem paga o pato é a sociedade, o cidadão a população” – disse.

Fonte: O Bom da Notícia

março 19, 2024 março 19, 2024
- Patrocinado -
Ad image

Mais Notícias

Comitiva de MT marca presença no maior evento de marketing político do país
Política Nacional
Governador apresenta potencialidades de MT para embaixadora da Irlanda
Política MT
Nikolas rebate Lula: Monstro é quem mata uma criança inocente
Ingra Soares, esposa de Zé Vaqueiro, vira alvo de haters

Noticias Mais Lidas

Política Nacional

Comitiva de MT marca presença no maior evento de marketing político do país

3 Min Read
Política MT

Governador apresenta potencialidades de MT para embaixadora da Irlanda

3 Min Read

Nikolas rebate Lula: Monstro é quem mata uma criança inocente

2 Min Read

Ingra Soares, esposa de Zé Vaqueiro, vira alvo de haters

2 Min Read

Licença-maternidade: Até quando Virginia Fonseca grava no SBT?

1 Min Read

Capitão América 4 | Irmãos Russo serão produtores da sequência

1 Min Read
Esportes

Com gol nos acréscimos, Flamengo arranca empate com Athletico-PR

3 Min Read
Esportes

Fluminense perde para o Atlético-GO no Maracanã pela oitava rodada do Brasileirão

3 Min Read
Show More
//

Site de Notícias da cidde de Nobres e Notícias do Estado de Mato Grosso

Nobres NewsNobres News
Follow US
© 2023 Site Local Notícias. Todos os direitos Reservados. Produzido por Santanasoft Marketing Digital.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?