A Seleção Masculina de Voleibol do município de Rio Branco comemora a participação e a escolha do atleta Thiago Gonçalves Oliveira, o camisa 10, como destaque dos Jogos Estudantis de Seleções realizado em Água Boa no período de 21 a 27 de julho. A equipe comandada pelo professor Guto chegou a fase semifinal da competição onde caiu de pé diante da equipe da capital num jogo bastante disputado e, mesmo perdendo, comemoraram a 4ª colocação e também a escolha do jovem Thiago como destaque na modalidade de voleibol.
O selecionado rio-branquenses integrou a chave D ao lado das seleções de Lucas do Rio Verde e Jaciara. Nesses confrontos perdeu para Jaciara por 2 a 1 e venceu Lucas do Rio Verde por 2 á 0. Na fase de quartas de final venceu Água Boa por 3 sets a 0 e perdeu para a Seleção de Cuiabá na fase semifinal por 3 sets a 2.
Integrando a região oeste na fase regional compostas por 14 municípios, como Araputanga, Cuiabá, Várzea Grande, Mirassol D´Oeste e Caceres, a equipe de Rio Branco conseguiu chegar a essa feito inédito.
Rio Branco é uma cidade de Estado do Mato Grosso administrada pelo prefeito Luiz Carlos e fica localizado na região oeste. Os habitantes se chamam rio-branquenses. O município conta com 5 156 habitantes, de acordo com o último censo. Vizinho dos municípios de Salto do Céu, Lambari D’Oeste e Araputanga, Rio Branco se situa a 48 km de Mirassol d’Oeste, a maior cidade nos arredores.
De acordo com a história, a denominação do município de Rio Branco é homenagem ao Rio Branco, curso d’água que banha a cidade e também referência à Colônia Rio Branco, implantada pelo governo do Estado numa área de 200 mil hectares, através do Decreto Lei n.º 1.598, de 22 de maio de 1953.
A colônia começou a partir de ações desenvolvidas por João Augusto Capilé, da Comissão de Planejamento da Produção, que buscava assentar colonos que tiveram problemas em Dourados e Jaciara.
Distrito criado com a denominação de Rio Branco, pela Lei Estadual n.º 3.975, de 04-04-1978, subordinado ao município de Cáceres.
Fonte: MT Esporte