By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Accept
Nobres NewsNobres News
Aa
Nobres NewsNobres News
Aa
Pesquisar
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Zanin toma posse no STF e primeiro julgamento deverá ser sobre juiz de garantias

agosto 3, 2023
Compartilhar
COMPARTILHAR

Em artigo publicado em 2021, Zanin diz que o juiz de garantias é medida essencial para combater os potenciais desvios no sistema criminal.

Após tomar posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (3), Cristiano Zanin terá pela frente em seu primeiro julgamento a ação que questiona a implementação do juiz de garantias. Uma vez que seu antecessor, Ricardo Lewandowski, não proferiu voto neste caso, é possível que Zanin já possa se posicionar sobre o assunto. O julgamento em torno do juiz de garantias teve início em junho e até o momento apenas o relator, ministro Luiz Fux, deu seu voto, informa o jornal O Globo.

Dentre os pontos em discussão está a proposta de tornar opcional a adoção do juiz de garantias, conforme sugerido por Fux em seu voto. Isso permitiria que o Judiciário de cada estado decidisse sobre a aplicação desse modelo. O juiz de garantias teria a responsabilidade de conduzir a instrução do processo, supervisionar investigações e deliberar sobre medidas cautelares. Em contraste, outro magistrado ficaria encarregado do julgamento em si, determinando a culpabilidade do réu.

Apesar de não ter sido questionado sobre o assunto durante sua sabatina no Senado em junho, Zanin já expressou seu apoio à implementação do juiz de garantias em um artigo publicado no Consultor Jurídico. Em colaboração com a advogada Graziella Ambrosio, Zanin argumentou que o juiz de garantias é uma medida essencial para combater os potenciais desvios no sistema criminal, ressaltando a urgência de sua implementação.

Durante a votação em junho, Fux comparou a lei original do juiz de garantias a um “cavalo de Troia”, usando a metáfora do famoso presente grego que escondia um ataque. Ele propôs ajustes à legislação, levando em consideração as particularidades de cada local. Ainda que ele concorde com a autorização para adotar esse mecanismo, o ministro defendeu que um artigo que proíbe o juiz da fase de investigação de atuar nas etapas subsequentes do processo seja considerado inconstitucional. Isso possibilitaria a participação de juízes que ocasionalmente assumem o processo, em substituições temporárias, por exemplo.

Em relação à apresentação de um preso ao juiz de garantias dentro de 24 horas, para uma audiência de custódia, Fux sugeriu uma exceção em casos de “impossibilidade fática”. Ele também defendeu a realização de audiências por videoconferência em todos os tipos de prisões, não apenas em flagrante. O relator propôs ajustar um trecho que determina a soltura de um investigado preso caso o inquérito não seja concluído após uma prorrogação de 15 dias, possibilitando a manutenção da prisão com base em uma decisão que reconheça a complexidade da investigação.

Fonte: Brasil247
agosto 3, 2023 agosto 3, 2023
- Patrocinado -
Ad image

Mais Notícias

Comitiva de MT marca presença no maior evento de marketing político do país
Política Nacional
Governador apresenta potencialidades de MT para embaixadora da Irlanda
Política MT
Nikolas rebate Lula: Monstro é quem mata uma criança inocente
Ingra Soares, esposa de Zé Vaqueiro, vira alvo de haters

Noticias Mais Lidas

Política Nacional

Comitiva de MT marca presença no maior evento de marketing político do país

3 Min Read
Política MT

Governador apresenta potencialidades de MT para embaixadora da Irlanda

3 Min Read

Nikolas rebate Lula: Monstro é quem mata uma criança inocente

2 Min Read

Ingra Soares, esposa de Zé Vaqueiro, vira alvo de haters

2 Min Read

Licença-maternidade: Até quando Virginia Fonseca grava no SBT?

1 Min Read

Capitão América 4 | Irmãos Russo serão produtores da sequência

1 Min Read
Esportes

Com gol nos acréscimos, Flamengo arranca empate com Athletico-PR

3 Min Read
Esportes

Fluminense perde para o Atlético-GO no Maracanã pela oitava rodada do Brasileirão

3 Min Read
Show More
//

Site de Notícias da cidde de Nobres e Notícias do Estado de Mato Grosso

Nobres NewsNobres News
Follow US
© 2023 Site Local Notícias. Todos os direitos Reservados. Produzido por Santanasoft Marketing Digital.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?